quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Modo Correto de Grimpar um Cabo de Rede



   Desenrole a quantidade necessária de cabos e adicione um pouco a mais, para garantir. Cuidadosamente, remova a capa do cabo. Tome cuidado quando estiver fazendo isso para não rasgar ou cortar os fios internos.  
 
   Uma boa maneira de fazer isso é cortar no comprimento com um alicate próprio ou uma faca à partir do lado do cabo, longe de você, cerca de 2,5cm em direção à ponta. Isso reduz o risco de cortar a proteção dos fios. Localize os fios internos, ou se você não encontrar nenhum fio, use os próprios cabos para abrir o estojo do cabo segurando o estojo em uma mão e puxando para o outro lado com os fios. Corte o estojo aberto e corte os pares trançados em cerca de 30mm. Você perceberá 8 cabos trançados em 4 pares. Cada par terá um fio de uma certa cor e outro fio que é branco com uma linha colorida que combina com seu par.

    Verifique os fios em busca de quaisquer cortes ou arranhões que possam expor o fio de cobre. Se você cortar o estojo de qualquer fio, você precisará cortar novamente todo o segmento de fios e começar de novo no passo um. O fio de cobre exposto pode causar comunicação cruzada, queda de performance ou não realizar conexão alguma. É importante que a capa de todos os cabos de rede esteja intacta.

    Desdobre os pares para que eles fiquem retos entre seus dedos. A parte branca de fio pode ser cortada fora até mesmo com a capa. Para um manuseio mais fácil, corte os fios para que eles fiquem cerca de 19mm de distância da base da capa e que tenham o mesmo comprimento.

    Arrume os fios baseado nas especificações a seguir. Existem dois métodos estabelecidos pela TIA, 568A e 568B. O que você irá utilizar dependerá do que está sendo conectado. Um cabo direto é usado para conectar dois dispositivos de camadas diferentes (por exemplo, um hub e um PC). Dois dispositivos similares geralmente exigem a conexão de um cabo cruzado. A diferença entre os dois é que o cabo direto tem ambas as pontas cabeadas de forma idêntica ao 568B, enquanto um cabo cruzado tem uma ponta cabeada com 568A e a outra ponta com 568B. (VER POSTAGEM “PADRÕES DE CABEAMENTO”)

    Mantenha os fios retos e ordenados enquanto você os empurra para dentro do conector RJ-45 com a parte reta do plug para cima. O fio branco-laranja deve estar à esquerda se você estiver olhando por cima do conector. Você pode dizer se todos os fios conseguiram entrar nos espaços e manterem suas posições olhando diretamente o conector. Você deve conseguir ver que cabo está em cada espaço, como visto na parte inferior direita. Você pode precisar fazer um pouco de esforço para fazer com que os cabos fiquem firmes no conector. A capa do cabo também deve entrar na parte traseira do conector cerca de 6mm para ajudar a segurar o cabo assim que o conector for crimpado. Você pode ter que diminuir a capa para o tamanho correto. Verifique se a sequência ainda está correta antes de crimpar.

    Coloque o conector cabeado no alicate de crimpagem. Aperte com firmeza. Você deve ouvir um barulho mecânico enquanto faz isso. Assim que tiver terminado de crimpar, o alicate voltará para sua posição incial. Para garantir que todos os pinos estão corretos, alguns preferem crimpar duas vezes, repetindo este passo. (VER POSTAGEM “FERRAMENTAS”)

     Repita todos os passos acima com a outra ponta do cabo. A forma que você cabeará a outra ponta (568A ou 568B) dependerá do tipo de cabo que você quer

     Teste o cabo para garantir que ele funciona em campo. Cabos incompletos e cabeados incorretamente podem causar dores de cabeça mais à frente. Um simples testador de cabos pode rapidamente verificar essa informação para você. Se você não tiver um destes, simplesmente teste a conectividade ponto a ponto. (VER POSTAGEM “FERRAMENTAS”) 

Fonte: pt.wikihow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário